Voluntárias do grupo Covid Maranhão distribuem mais de dez mil máscaras contra coronavírus em São Luís

0
377

AQUILES EMIR

O grupo Covid-19 Maranhão, coordenado por Célia Dino, Lucely Murad e Thatiana Bandeira vai distribuir, na próxima semana, mais de 10 mil máscaras de proteção contra o coronavírus em São Luís, e o público alvo são pessoas diagnosticadas com HIV, câncer e tuberculose, ou seja, pessoas que realmente necessitam de proteção neste momento. Além da distribuição de máscaras, as voluntárias estão arrecadando alimentos para serem distribuídos entre trabalhadores informais que ficaram sem renda por conta do isolamento social.

De acordo com Célia Dino, para confecção das máscaras, tem sido fundamental a compreensão e disposição de donos de armarinhos, que, mesmo estando com suas atividades suspensas, se dispuseram a fornecer tecido, linhas, elásticos para produção desse importante item de proteção das pessoas.

“Nós formamos pequenos grupos, agendamos um atendimento e fazemos as compras sem aglomeração, sem colocar em risco a vida de ninguém, até porque vamos também protegidas por máscaras”, diz ela.

Embora reconheça a necessidade de todos se protegerem neste momento, Célia Dino diz que o público alvo desta ação é formado por pessoas que realmente dependem de proteção, pois estão com o organismo fragilizados e caso haja contaminação pelo Covid-19 os riscos são potencializados.

Quanto às cestas básicas, diz que é preciso levar em conta que neste momento, milhares de pessoas que tinham, ainda que informalmente, sua atividade, ficaram sem renda, ou seja, em apenas uma semana viram sumir tudo o que tinham e hoje enfrentam dificuldades até mesmo para levar alimentos para dentro de casa, portanto, precisam de amparo.

O trabalho das três voluntárias mostra que a sociedade não precisa ficar aguardando apenas do poder público iniciativas para amenizar o sofrimento causado pela pandemia, pois se cada um se dispuser a fazer algo pelos outros, essa crise vai ser superada e o país retomará em breve sua trajetória de desenvolvimento social e econômico.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação