Ferramentas digitais transformam a relação entre instituições de ensino e alunos

0
189

O vestibular on-line vem sendo uma das alternativas adotadas

Cada vez mais estudantes vêm aderindo ao ensino EAD e instituições ofertam mais cursos nessa modalidade. Mas você já ouviu falar em realizar um vestibular on-line? Essa forma de processo seletivo já é realidade e facilita a comunicação entre instituição de ensino e aluno. Tal possibilidade de fazer processo seletivo em casa é uma experiência positiva que dezenas de instituições de ensino estão tendo.

As ferramentas digitais possibilitam que aulas remotas ocorram, bem como haja a colaboração no ensino-aprendizagem e a realização de avaliações fora do espaço pedagógico. Todos esses processos podem ser realizados com segurança e comodidade. Além disso, o meio digital proporciona vantagens para a instituição e os estudantes: otimização de tempo e deslocamento, redução de custos, aumento da capacidade de atendimento, dentre outras vantagens.

Por conta disso, visando oferecer mais comodidade para os estudantes, Juliano Nery, diretor de Comunicação e Marketing da Rede de Ensino Doctum, encontrou na plataforma Vestibular Online a solução para trazer mais agilidade na comunicação e na matrícula. Assim, o processo seletivo da instituição é virtual em mais de 30 cidades e o resultado sai em até duas horas. “Acho que essa é uma alternativa que dá mais comodidade ao candidato, que pode fazer a prova onde estiver. Também permite agilidade na correção das provas e na entrega do resultado. Além disso, o processo é totalmente antifraude. A gente confia na seriedade do Vestibular Online”, comenta o diretor.

A migração do presencial para o digital vem sendo uma experiência bastante proveitosa também na visão de Pedro Paulo Alves, diretor executivo da Faculdade Impact de São Paulo. “Nós usamos o Vestibular Online há, aproximadamente, dois anos. Entendemos que a plataforma é fundamental, pois melhorou a dinâmica na forma que os alunos fazem a prova. No período de digitalização que o mundo está passando, as instituições de ensino ainda estão um pouco atrasadas, mas o mundo caminha para isso”, pontua Alves.

Educação no ambiente virtual – No cenário atual, em que o mundo está em isolamento social por conta do novo coronavírus, o Covid-19, as aulas presenciais precisaram ser adaptadas para o ambiente virtual. Esse momento reforça ainda mais a ideia do vestibular on-line que é apontado por gestores da área educacional como solução para as instituições de ensino se reinventarem, por oferecer facilidade e comodidade na aplicação de processos seletivos.

Dessa forma, a prova pode ser feita pelos candidatos de onde eles estiverem. “Neste momento, a maior vantagem é permitir que a instituição não pare a sua captação e o candidato tenha a flexibilidade de poder fazer a prova de onde estiver”, afirma Joyce Guedes, diretora do Vestibular Online.

A aplicação de provas presenciais para digitais, também será uma prática desenvolvida neste ano, pela primeira vez, no Exame Nacional do Ensino Médio, na versão remota, o Enem Digital. A implantação será gradativa e visa substituir, até 2026, a tradicional prova em papel. O Ministério da Educação (MEC) estima vantagens como possibilidade de aplicação das provas em mais municípios, aumento da interatividade, economia em papel, redução do risco de fraude e adaptação ao Novo Ensino Médio.

(Fonte: Agência Educa Mais Brasil)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação